Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha
PDF

Palavras-chave

Convergência jornalística
estratégias cross-media
Brasil
Espanha

Como Citar

Micó, J., Masip, P., & Barbosa, S. (2009). Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha. Brazilian Journalism Research, 5(1), 127–145. https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.198

Resumo

A aceleração de tendências como a concentração de propriedade, as parcerias e iniciativas cross-media encorajam grupos de mídia a explorarem a convergência nas rotinas de produção de notícias para atuarem num cenário de grande competitividade como o atual. Desde 2006, a convergência jornalística tem sido o tema principal de congressos e reuniões mundiais de editores da indústria da informação. Este artigo analisa os fatores contextuais para a produção convergente de notícias em algumas corporações de mídia do Brasil e da Espanha, e apresenta alguns dos modelos de convergência jornalística na sua dimensão empresarial. Os exemplos espanhóis citados neste artigo são, especialmente, meios da Catalunha.
https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.198
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.