O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
Ética
Blog
Visibilidade
Petrobras

Como Citar

Dalmonte, E. F. (2010). O blog da Petrobras e o jornalismo: de que aspectos éticos estamos falando?. Brazilian Journalism Research, 6(2), 59–69. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.24

Resumo

Aborda o caso do blog da Petrobras, Fatos e Dados, criado para ser um canal de co-municação direta com a sociedade e local de apresentação da versão oficial de informa-ções que dizem respeito
à estatal. Tomando por parâmetro indagações acerca de questões éticas que envolvem a referida experiência comunicacional, propõe uma reflexão sobre as possíveis redefinições do fazer comunicacional, em contraste com o fazer jornalístico. Ao apresentar sua versão dos fatos diretamente à sociedade, a empresa opta por um modelo de comunicação não mediada, o que pressupõe a redefinição dos lugares de fala e visibilidade. Propõe,
ainda, reflexão sobre a ética discursiva, sobretudo no tocante ao
ideal de participação do indivíduo nos processos de debate de assuntos de interesse público.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.24
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.