Metodologias de pesquisa em jornalismo: uma revisão histórica e perspectivas para a produção de manuais de orientação
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Manuais de metodologia
metodologias de pesquisa
pesquisa em jornalismo
tipos de metodologia

How to Cite

Machado, E. (2010). Metodologias de pesquisa em jornalismo: uma revisão histórica e perspectivas para a produção de manuais de orientação. Brazilian Journalism Research, 6(1), 10–28. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.245

Abstract

Como área científica o Jornalismo convive com a escassez de manuais especializados para orientação sobre metodologias e procedimentos adotados nas práticas de pesquisa. Durante maisde um século publicou-se somente um livro em inglês deste tipo. No começo deste milênio, com a progressiva institucionalização do Jornalismo como área de estudos, identificamos o aparecimento de novas obras de referência para a pesquisa em jornalismo. Neste artigo iremos, em primeiro lugar, apresentar uma avaliação destes manuais (dos pioneiros até os mais recentes) do ponto devista da estrutura, dos conteúdos, dos tipos e das metodologias discutidas. Em segundo lugar, pretendemos indicar aspectos que consideramos relevantes para a legitimação da produção mais sistemática de manuais de orientação para a prática científica epara a consolidação da pesquisa em jornalismo.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.245
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.