As notícias sem jornalistas: uma ameaça real ou uma história de terror?
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
transformações
papel do jornalista

Como Citar

Neveu, E. (2010). As notícias sem jornalistas: uma ameaça real ou uma história de terror?. Brazilian Journalism Research, 6(1), 29–57. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.246

Resumo

O jornalismo como profissão e know-how está preso em um turbilhão de mudanças O fim dos jornais não significaria automaticamente o fim do jornalismo ou dos jornalistas, mas fica difícil imaginar como o colapso da instituição, poderia ocorrer sem provocar um terremoto na definição e na prática do jornalismo, que, como cultura profissional com habilidades codificadas e características, corre o risco de ser diluído e transformado no contínuo nebuloso daqueles já chamados “funcionários da informação”. Este artigo vai sugerir como várias tendências contemporâneas estão desafiando e redefinindo a prática jornalística. O objetivo aqui é defender a possibilidade de definir o jornalista como alguém que coleciona fatos que não estão numa tela no seu escritório, como alguém que fala para as audiências que não sejam apenas consumidores e como alguém que mantém autonomia suficiente para praticar as aptidõesde um verificador crítico das notícias.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.246
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.