Avaliando o caso da dengue na Argentina em 2009: discriminação e medo
PDF

Palavras-chave

Surto de dengue
pânico
mitigação
campos políticos

Como Citar

Korstanje, M. E. (2010). Avaliando o caso da dengue na Argentina em 2009: discriminação e medo. Brazilian Journalism Research, 6(1), 215–232. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.256

Resumo

Após quase uma década, a reaparição da Dengue na Argentina causou pânico e medo. Diferente da Bolívia, do Brasil e do Paraguai, onde as políticas de prevenção têm sido seguidas, o futuro da dengue fica incerto para a Argentina; este trabalho não tem qualquer afiliação política, mas destaca o papel da mídia de massa na cobertura das epidemias. A questão de se um jornal ou corporação de mídia de massa deveria manter um mínimo de objetividade é extensa demais para ser resolvida neste artigo curto. Entretanto, temos apresentado um modelo que ajudará outros pesquisadores a interpretarem temas desta natureza no futuro. Nos momentos de desordem, incerteza ou desastre, as sociedades passam por uma mudança nas maneiras de perceberem sua realidade. Como registrado anteriormente, a incerteza, as fofocas e as facetas ideológicas são inerentes a todos os casos de perturbações sociais.

https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.256
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.