Etnografia da produção jornalística – estudos de caso da imprensa brasileira
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
Rotina
Etnografia
Jornalista
Notícia

Como Citar

Travancas, I. (2010). Etnografia da produção jornalística – estudos de caso da imprensa brasileira. Brazilian Journalism Research, 6(2), 83–102. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.26

Resumo

O objetivo neste artigo é discutir a produção da notícia a partir de
etnografias realizadas nas redações brasileiras. Os jornalistas têm
rotinas próprias determinadas pelo processo de apuração, redação
e divulgação das informações. Pensar em como se constrói a notícia e quais são seus critérios, parece uma discussão importante num momento de profundas transformações no jornalismo. Neste texto analisam-se um grande jornal impresso – O Globo - e o telejornal Jornal Nacional, visando perceber as semelhanças entre as práticas profissionais dessas duas mídias, assim como as diferenças entre elas. A televisão tem uma estrutura e um funcionamento muito próprio, com um ritmo ainda mais intenso do que os jornais e uma relação intrínseca com a imagem.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.26
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.