A imagem fotográfica do cotidiano: significado e informação no jornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Comunicação
Jornalismo visual
Reportagem fotográfica
Vida urbana
Significação na fotografia

How to Cite

Avancini, A. (2011). A imagem fotográfica do cotidiano: significado e informação no jornalismo. Brazilian Journalism Research, 7(1), 50–68. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.285

Abstract

O fundamento teórico deste artigo são os princípios conceituais dos franceses Philippe Dubois (baseado no livro O Ato Fotográfico), Roland Barthes (livro A Câmara Clara) e Henri Cartier-Bresson (texto O Instante Decisivo). Seus textos de leitura são referência para o objetivo de proporcionar uma compreensão dos significados das fotografias na narrativa jornalística. É um debate crítico sobre a presença da imagem fotográfica no jornalismo, reorganizando conhecimentos diante da fragilidade conceitual, que passa a fotografia digital como documento e informação. Uma das ideias a ser considerada se vincula na hipótese de que hoje, na reconfiguração dos estudos fotográficos do cotidiano urbano (crise de identidade gerada pela tecnologia digital), o sentido se faz mais importante do que a imagem pela imagem.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.285
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.