Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
Fotografia
Proximidade
Ordinário
Mídia local

Como Citar

Thierry, D. (2011). Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profissões?. Brazilian Journalism Research, 7(1), 69–89. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.286

Resumo

A prática clássica do fotojornalismo - profundamente enraizada no “credo” constituído a partir de Lewis Hine (1874-1940) – tem estabelecido, década após década, uma práxis e uma doxa quase não afetadas pelas transformações das formas do jornalismo. Desde a busca pela “boa imagem” - que seria percebida em sua transparência, em um esforço de refutar os traços enunciativos, numa perspectiva de objetividade máxima -, até a fotografia mais sedutora disponível em um hipermercado de ilustrações, a oferta de imagens parece bem delimitada.  Entretanto, longe da grande reportagem e da prática da excelência fotográfica recompensada por inúmeros prêmios internacionais e aparições nos espaços artístico-mediáticos, a fotografia da imprensa local permanece em segundo plano. Como oferecer uma representação de si mesmo que possa ser compartilhada no espaço local? Essa é a primeira pergunta que se faz aos editores da imprensa diária e semanal local. A partir de exemplos das práticas profissionais nesse domínio, o artigo propõe uma abordagem das filiações dessas mesmas práticas e uma análise com base na originalidade do status profissional dos autores das fotografias locais.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.286
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.