O sofredor como exemplo no fotojornalismo: notas sobre os limites de uma identidade
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Exemplo
Sofrimento
Fotojornalismo
Singularidade
Políticas de visibilidade

How to Cite

Biondi, A. (2011). O sofredor como exemplo no fotojornalismo: notas sobre os limites de uma identidade. Brazilian Journalism Research, 7(1), 90–105. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.287

Abstract

O sofrimento é trazido por fotografias de imprensa desde o período moderno. Galerias de sofredores exibem as marcas de seus infortúnios como registro legítimo das guerras, atentados, doenças. Ancoradas em um caráter indicial acentuado, estas imagens também constituem e intensificam um campo complexo de visibilidade no qual atuam disputas e pactos de acessos e lugares. O propósito deste texto é discutir os modos de tornar o sofrimento uma classificação quando associa o sofredor à condição de um pertencimento. Assim, atados a uma identidade, corpo e expressão serviriam apenas à conformação de um ethos, como um modelo exemplar de personagem. Para além da descrição destas estratégias, buscamos refletir a experiência afetiva com este universo de imagens sob a perspectiva de um encontro possível com o singular, o sujeito qualquer, trazido pela imagem.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.287
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.