Desafios, limites e possibilidades da rede de pesquisadores em telejornalismo
PDF

Palavras-chave

Rede
Telejornalismo
Televisão
Cotidiano
Pesquisa

Como Citar

Porcello, F. A. C. (2011). Desafios, limites e possibilidades da rede de pesquisadores em telejornalismo. Brazilian Journalism Research, 7(2), 43–57. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.337

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão teórica sobre os desafios, limites e possibilidades das pesquisas em rede, com ênfase no caso da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Além de um breve histórico sobre os anos de existência da rede, abordaremos aqui as publicações já realizadas, a evolução das pesquisas empíricas, os rumos adotados e também os planos futuros para ampliação, em quantidade e qualidade, dos compromissos assumidos. A interação entre teoria e prática sempre foi um marco fundamental na trajetória do grupo, constituído por professores que tiveram atuação profissional em emissoras de televisão. A TV entra na vida das pessoas e não pode ser vista como simples suporte de comunicação eletrônica. O Telejornalismo é um campo interdisciplinar que deve ser estudado em seus aspectos discursivos e enunciativos. Neste artigo serão trazidas algumas contribuições teóricas de autores como Castells, Bauman, Chauraudeau, Thompson, Gomes e Mattos, entre outros, para ajudar a iluminar esse percurso e estimular a ampliação do debate teórico proposto.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.337
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.