Convergência x diversidade: repensando a qualidade das notícias na TV
PDF

Palavras-chave

convergência
narrativas jornalísticas audiovisuais
telejornalismo de qualidade
audiências
G1 e RJTV

Como Citar

Becker, B. (2012). Convergência x diversidade: repensando a qualidade das notícias na TV. Brazilian Journalism Research, 8(2), 44–63. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.416

Resumo

A maior participação das audiências, a hibridização de gêneros e formatos, e a transmidialidade são as principais características dos processos de comunicação na atualidade. A convergência influencia a prática jornalística, e impõem novos modos de fazer e pensar o telejornalismo. Os noticiários televisivos ainda são os produtos de informação de maior impacto no mundo global, mas as atividades de ver TV e acessar a Internet estão cada vez mais misturadas. O objetivo deste trabalho é identificar efeitos de usos das ferramentas digitais na construção das notícias, questionar se essas mudanças contribuem para um jornalismo audiovisual de maior qualidade e para relações mais dialógicas com os telespectadores e usuários, a partir de um estudo de reportagens do telejornal local RJTV e do portal de notícias G1, produtos do maior grupo privado brasileiro de Comunicação, as organizações Globo.

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.416
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.