Convergência x diversidade: repensando a qualidade das notícias na TV
PDF (Português (Brasil))

Keywords

convergência
narrativas jornalísticas audiovisuais
telejornalismo de qualidade
audiências
G1 e RJTV

How to Cite

Becker, B. (2012). Convergência x diversidade: repensando a qualidade das notícias na TV. Brazilian Journalism Research, 8(2), 44–63. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.416

Abstract

A maior participação das audiências, a hibridização de gêneros e formatos, e a transmidialidade são as principais características dos processos de comunicação na atualidade. A convergência influencia a prática jornalística, e impõem novos modos de fazer e pensar o telejornalismo. Os noticiários televisivos ainda são os produtos de informação de maior impacto no mundo global, mas as atividades de ver TV e acessar a Internet estão cada vez mais misturadas. O objetivo deste trabalho é identificar efeitos de usos das ferramentas digitais na construção das notícias, questionar se essas mudanças contribuem para um jornalismo audiovisual de maior qualidade e para relações mais dialógicas com os telespectadores e usuários, a partir de um estudo de reportagens do telejornal local RJTV e do portal de notícias G1, produtos do maior grupo privado brasileiro de Comunicação, as organizações Globo.

https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.416
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.