Telejornalismo na era digital: aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
telejornalismo
convergência
narrativa transmídia

Como Citar

Martins, E. (2012). Telejornalismo na era digital: aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel. Brazilian Journalism Research, 8(2), 97–117. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.434

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o jornalismo audiovisual a partir da perspectiva da narrativa transmídia (NT), termo cunhado por Henry Jenkins (2009) em suas pesquisas sobre a cultura da convergência. Como a convergência midiática vem afetando a linguagem e a estética do jornalismo audiovisual? E a rotina e perfil de seus profissionais?  E a relação com a audiência? Quais os novos paradigmas e o que mudou em seus processos produtivos com o uso das novas mídias? A fim de refletir sobre estas e outras questões, procuramos identificar e analisar aspectos da narrativa transmídia na TV Folha, um programa audiovisual inspirado no impresso, que nasceu como um canal privado na web e hoje é exibido por uma emissora pública. Um produto que nos leva a crer que a narrativa transmídia começa a firmar o seu espaço no jornalismo audiovisual brasileiro a partir da relação deste com as novas plataformas de informação.
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.434
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.