Jornalismo que tem lado: o caso dos blogueiros brasileiros "progressistas"
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Palavras-chave

jornalismo político
identidade profissional
blogs
blogueiros "progressistas"
internet.

Como Citar

Guazina, L. S. (2013). Jornalismo que tem lado: o caso dos blogueiros brasileiros "progressistas". Brazilian Journalism Research, 9(2), 68–87. https://doi.org/10.25200/BJR.v9n2.2013.545

Resumo

Neste artigo, analisamos como se constitui a identidade profissional de um grupo de jornalistas experientes e atuantes no mercado, que, ao mesmo tempo, assinam blogs independentes para expressar sua opinião política e se assumem publicamente como  "progressistas" ou "sujos". Nosso objetivo é compreender como esses blogueiros definem e praticam o jornalismo em seus blogs, e como entendem sua própria atuação no contexto democrático. A partir de entrevistas, mapeamos os principais valores jornalísticos expressos por eles, delineando sua identidade profissional de jornalistas-blogueiros que defendem um jornalismo "que tem lado", isto é, de opinião. Os resultados mostram que esses jornalistas consideram seus blogs lugar de diversidade de opinião em oposição à mídia tradicional, e que sua principal função, enquanto jornalistas, é atuar de maneira vigilante em relação aos todos poderes políticos, incluindo a mídia, vista como ator político relevante.
https://doi.org/10.25200/BJR.v9n2.2013.545
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