O jornalismo e a reformulação da experiência do tempo nas sociedades ocidentais
Dez anos da Pesquisa em Jornalismo
PDF

Palavras-chave

jornalismo
história do jornalismo
temporalidade
tempo presente
sociologia do jornalismo

Como Citar

Franciscato, C. (2015). O jornalismo e a reformulação da experiência do tempo nas sociedades ocidentais. Brazilian Journalism Research, 10(2), 96–123. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.741

Resumo

O objetivo deste texto é investigar a temporalidade produzida pela prática jornalística e os modos pelos quais o jornalismo tem a prerrogativa de construir um tipo específico de experiência social do tempo presente. Esta investigação cumpre uma trajetória histórica, embora não seja nossa intenção apresentar uma história da imprensa no sentido de uma história das instituições, gêneros particulares linguagens. Em vez disso, desenvolvemos um estudo histórico com o objetivo de identificar fenômenos sociais temporais produzidos pelo jornalismo, e para mostrá-los na forma de categorias descritivas, as quais oferecem regularidade para uma diversidade de fenômenos temporais: instantaneidade, simultaneidade, periodicidade, novidade e revelação pública. Além disso, este trabalho é um estudo teórico que utiliza elementos históricos para analisar, por meio de uma abordagem sociológica, aspectos fundamentais da constituição da temporalidade jornalística. 

https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.741
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.