Artigos originais. Os artigos submetidos à BJR devem ser originais, sobre Teoria do Jornalismo, Pesquisa em Jornalismo e Crítica do Jornalismo - priorizando resultados de pesquisa.
Anais de eventos ou versões de textos já publicados. Textos revisados ou ampliados publicados anteriormente em anais e atas de eventos ou repositórios, independentemente do idioma, poderão ser submetidos para publicação, desde que na modalidade preprint.
Fluxo contínuo e dossiês. A BJR aceita textos em fluxo contínuo, preferencialmente aqueles que apresentem resultados de pesquisa. Além disso, a revista publica dossiês especiais sobre temas específicos em Jornalismo, com calendário de submissões detalhado por meio de uma Chamada para Publicação.
Tempo entre publicações. Autores que já publicaram na revista devem aguardar um interstício de 16 meses (quatro edições) antes de terem um novo artigo em autoria ou coautoria publicado.
Limite de submissões. Os editores recomendam que os autores submetam apenas um artigo para avaliação considerando o tempo entre publicações descrito acima.
Autoria intelectual própria. O trabalho submetido deve ser de autoria intelectual própria. O autor deve identificar corretamente os dados e referências utilizados e dar os créditos ao autor ou fonte de informação consultados. Deve também declarar que todo material incluído no seu trabalho está livre de direitos de autor e que possíveis litígios judiciais de qualquer ordem ou reclamação relacionados com direitos de propriedade intelectual são de sua responsabilidade, de forma que exonera a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), a revista e seus editores de toda responsabilidade sobre os materiais apresentados.
Contribuição dos autores. Os textos com dois ou mais autores devem conter informações sobre as contribuições efetivas de cada pesquisador na construção do artigo. É obrigatório que os autores cumpram, no mínimo, duas funções fundamentais na elaboração do texto submetido à revista: a) participação ativa na discussão dos resultados; b) revisão e aprovação da versão final do trabalho. Além destes, recomenda-se que sejam listadas contribuições particulares no que concerne a concepção do trabalho, operacionalização teórica e metodológica e redação do texto.
Idiomas de submissão. A BJR aceita submissões em português, espanhol, francês ou inglês. O autor que submeter um trabalho em português, espanhol ou francês se compromete a enviar uma versão traduzida para o inglês 15 (quinze) dias após a comunicação do aceite pela BJR.
Sistema OJS. A submissão de artigos e o acompanhamento do processo editorial devem ser realizados via Sistema OJS. Quando necessário, entre em contato com os editores pelo e-mail: bjreditor@gmail.com