Características dos portais brasileiros de notícias
Resumo
Uma análise de conteúdo de quatro portais brasileiros de notícias revelou o predomínio de temas econômicos nas principais manchetes do dia localizadas no topo das páginas e a ausência de temas relacionados a educação, meio ambiente e bem-estar social. Durante o período analisado, os quatro portais concentraram-se em notícias locais que, em sua maioria, não refletiam o conceito de noticiabilidade (uma combinação dos conceitos de significância social e desvio). As notícias basearam-se em poucas fontes, a maioria oficial. A análise de 432 matérias de topo de página publicadas pelo UOL, Estadão, iG e Terra durante 15 dias entre fevereiro e março de 2008 indica que naquele período os portais ofereceram relatos superficiais, sem linha editorial clara e ilustrados por poucos recursos de multimídia. Os resultados deste estudo sugerem que o noticiário dos portais ainda está na sua infância embora o Brasil concentre a maior população online da América Latina. O noticiário online dos portais analisados ainda não possui o peso editorial necessário para cobrir grandes temas sociais e políticos norteados pela teoria da responsabilidade social.
Palavras-chave
Brasil; jornalismo online; portais de noticias; digital divide; gatekeeping; noticiabilidade; importância social; desvio
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PDFDOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.197
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ISSN da versão online: 1981-9854
ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079
Datas de publicação da revista
30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro
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