Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Convergência jornalística
estratégias cross-media
Brasil
Espanha

How to Cite

Micó, J., Masip, P., & Barbosa, S. (2009). Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha. Brazilian Journalism Research, 5(1), 127–145. https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.198

Abstract

A aceleração de tendências como a concentração de propriedade, as parcerias e iniciativas cross-media encorajam grupos de mídia a explorarem a convergência nas rotinas de produção de notícias para atuarem num cenário de grande competitividade como o atual. Desde 2006, a convergência jornalística tem sido o tema principal de congressos e reuniões mundiais de editores da indústria da informação. Este artigo analisa os fatores contextuais para a produção convergente de notícias em algumas corporações de mídia do Brasil e da Espanha, e apresenta alguns dos modelos de convergência jornalística na sua dimensão empresarial. Os exemplos espanhóis citados neste artigo são, especialmente, meios da Catalunha.
https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.198
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.