Modelos de convergência empresarial na indústria da informação: Um mapeamento de casos no Brasil e na Espanha

Josep Micó, Pere Masip, Suzana Barbosa

Resumo


A aceleração de tendências como a concentração de propriedade, as parcerias e iniciativas cross-media encorajam grupos de mídia a explorarem a convergência nas rotinas de produção de notícias para atuarem num cenário de grande competitividade como o atual. Desde 2006, a convergência jornalística tem sido o tema principal de congressos e reuniões mundiais de editores da indústria da informação. Este artigo analisa os fatores contextuais para a produção convergente de notícias em algumas corporações de mídia do Brasil e da Espanha, e apresenta alguns dos modelos de convergência jornalística na sua dimensão empresarial. Os exemplos espanhóis citados neste artigo são, especialmente, meios da Catalunha.

Palavras-chave


Convergência jornalística; estratégias cross-media; Brasil; Espanha

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.198

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.