Avaliando o caso da dengue na Argentina em 2009: discriminação e medo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Surto de dengue
pânico
mitigação
campos políticos

How to Cite

Korstanje, M. E. (2010). Avaliando o caso da dengue na Argentina em 2009: discriminação e medo. Brazilian Journalism Research, 6(1), 215–232. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.256

Abstract

Após quase uma década, a reaparição da Dengue na Argentina causou pânico e medo. Diferente da Bolívia, do Brasil e do Paraguai, onde as políticas de prevenção têm sido seguidas, o futuro da dengue fica incerto para a Argentina; este trabalho não tem qualquer afiliação política, mas destaca o papel da mídia de massa na cobertura das epidemias. A questão de se um jornal ou corporação de mídia de massa deveria manter um mínimo de objetividade é extensa demais para ser resolvida neste artigo curto. Entretanto, temos apresentado um modelo que ajudará outros pesquisadores a interpretarem temas desta natureza no futuro. Nos momentos de desordem, incerteza ou desastre, as sociedades passam por uma mudança nas maneiras de perceberem sua realidade. Como registrado anteriormente, a incerteza, as fofocas e as facetas ideológicas são inerentes a todos os casos de perturbações sociais.

https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.256
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.