Etnografia da produção jornalística – estudos de caso da imprensa brasileira
Resumo
O objetivo neste artigo é discutir a produção da notícia a partir de
etnografias realizadas nas redações brasileiras. Os jornalistas têm
rotinas próprias determinadas pelo processo de apuração, redação
e divulgação das informações. Pensar em como se constrói a notícia e quais são seus critérios, parece uma discussão importante num momento de profundas transformações no jornalismo. Neste texto analisam-se um grande jornal impresso – O Globo - e o telejornal Jornal Nacional, visando perceber as semelhanças entre as práticas profissionais dessas duas mídias, assim como as diferenças entre elas. A televisão tem uma estrutura e um funcionamento muito próprio, com um ritmo ainda mais intenso do que os jornais e uma relação intrínseca com a imagem.
etnografias realizadas nas redações brasileiras. Os jornalistas têm
rotinas próprias determinadas pelo processo de apuração, redação
e divulgação das informações. Pensar em como se constrói a notícia e quais são seus critérios, parece uma discussão importante num momento de profundas transformações no jornalismo. Neste texto analisam-se um grande jornal impresso – O Globo - e o telejornal Jornal Nacional, visando perceber as semelhanças entre as práticas profissionais dessas duas mídias, assim como as diferenças entre elas. A televisão tem uma estrutura e um funcionamento muito próprio, com um ritmo ainda mais intenso do que os jornais e uma relação intrínseca com a imagem.
Palavras-chave
Jornalismo; Rotina; Etnografia; Jornalista; Notícia
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v6n2.2010.26
Métricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN da versão online: 1981-9854
ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079
Datas de publicação da revista
30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.