O ciberjornalismo encontra a universidade: ideias para melhorar o ensino e a pesquisaO ciberjornalismo encontra a universidade: ideias para melhorar o ensino e a pesquisa
Resumo
Durante a última década, o ensino do, e a pesquisa em ciberjornalismo se tornaram difundidos pelas faculdades de jornalismo no mundo inteiro. Este desenvolvimento fez surgir muitos cursos de graduação e pós-graduação sobre esse assunto, além de um número de redes de pesquisadores e de publicações especializadas em muitos países. Quando este processo inicial acabar, estará na hora de levar a disciplina do ciberjornalismo para a sua maturidade na universidade. Para alcançar tal objetivo, o autor propõe a substituição do modelo atual de treinamento, que basicamente ensina a manejar as ferramentas digitais, por outro modelo mais amplo, que ensina os princípios e as habilidades em um ambiente on-line. Com relação à pesquisa, ele sugere não limitá- la aos estudos descritivos, e desenvolver também trabalhos mais analíticos que possam servir melhor tanto à comunidade acadêmica como aos profissionais dos cibermeios.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.343
Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN da versão online: 1981-9854
Datas de publicação da revista
30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.