O ciberjornalismo encontra a universidade: ideias para melhorar o ensino e a pesquisaO ciberjornalismo encontra a universidade: ideias para melhorar o ensino e a pesquisa
PDF

Palavras-chave

Ciberjornalismo
Universidade
Pesquisa
Educação

Como Citar

Salaverría, R. (2011). O ciberjornalismo encontra a universidade: ideias para melhorar o ensino e a pesquisaO ciberjornalismo encontra a universidade: ideias para melhorar o ensino e a pesquisa. Brazilian Journalism Research, 7(2), 141–157. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.343

Resumo

Durante a última década, o ensino do, e a pesquisa em ciberjornalismo se tornaram difundidos pelas faculdades de jornalismo no mundo inteiro. Este desenvolvimento fez surgir muitos cursos de graduação e pós-graduação sobre esse assunto, além de um número de redes de pesquisadores e de publicações especializadas em muitos países. Quando este processo inicial acabar, estará na hora de levar a disciplina do ciberjornalismo para a sua maturidade na universidade. Para alcançar tal objetivo, o autor propõe a substituição do modelo atual de treinamento, que basicamente ensina a manejar as ferramentas digitais, por outro modelo mais amplo, que ensina os princípios e as habilidades em um ambiente on-line. Com relação à pesquisa, ele sugere não limitá- la aos estudos descritivos, e desenvolver também trabalhos mais analíticos que possam servir melhor tanto à comunidade acadêmica como aos profissionais dos cibermeios.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.343
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.