Telejornalismo e convergência: rumo a um telejornal de marca de grupo?
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Telejornalismo
Convergência
Redações Integradas
Tecnologia

How to Cite

Pereira Junior, A. V., Lordêlo, T. da S., & de Medeiros, P. M. (2012). Telejornalismo e convergência: rumo a um telejornal de marca de grupo?. Brazilian Journalism Research, 8(2), 28–43. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.370

Abstract

O presente artigo pretende discutir o processo de convergência midiática na perspectiva das redações dos telejornais da região do Agreste pernambucano. Para tanto, são levantadas duas hipóteses: 1) os processos de integração das redações estariam abrindo caminho para a configuração de grupos que estariam provocando uma reconfiguração na produção e distribuição de conteúdos, 2) o processo de convergência, através das redações integradas, poderia gerar uma redução na autonomia dos telejornais, que acabariam se tornando telejornais de marca de grupo. O trabalho utilizou basicamente três instrumentos metodológicos: revisão de literatura, observação e monitoramento dos telejornais ABTV (2ª edição) e TV Jornal Notícias e suas relações de convergência com os demais veículos regionais de cada um dos dois grupos (rádios e portais de internet) e, por último, entrevistas com jornalistas e gestores sobre as tendências e perspectivas na produção de notícias e adoção das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.370
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.