Telejornalismo na era digital: aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Jornalismo
telejornalismo
convergência
narrativa transmídia

How to Cite

Martins, E. (2012). Telejornalismo na era digital: aspectos da narrativa transmídia na televisão de papel. Brazilian Journalism Research, 8(2), 97–117. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.434

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o jornalismo audiovisual a partir da perspectiva da narrativa transmídia (NT), termo cunhado por Henry Jenkins (2009) em suas pesquisas sobre a cultura da convergência. Como a convergência midiática vem afetando a linguagem e a estética do jornalismo audiovisual? E a rotina e perfil de seus profissionais?  E a relação com a audiência? Quais os novos paradigmas e o que mudou em seus processos produtivos com o uso das novas mídias? A fim de refletir sobre estas e outras questões, procuramos identificar e analisar aspectos da narrativa transmídia na TV Folha, um programa audiovisual inspirado no impresso, que nasceu como um canal privado na web e hoje é exibido por uma emissora pública. Um produto que nos leva a crer que a narrativa transmídia começa a firmar o seu espaço no jornalismo audiovisual brasileiro a partir da relação deste com as novas plataformas de informação.
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.434
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.