Participação popular e os valores notícia no telejornalismo: interação e cidadania

Adriana Moraes, Ana Carolina Pessoa Temer, Bernardete Coelho

Resumo


Este trabalho consiste numa reflexão sobre a cidadania nos meios de comunicação, mais especificamente na televisão. Está fundamentado no princípio de que a participação do telespectador no conteúdo do telejornal deve configurar-se como um direito e, portanto, uma garantia de cidadania. O trabalho expõe como os jornalistas podem interferir na prática da cidadania a partir dos critérios de noticiabilidade que moldam a rotina desses profissionais no processo de produção da notícia veiculada no telejornalismo. O objeto da pesquisa é o quadro “Quero Ver na TV”, criado pela Televisão Anhanguera, afiliada da Rede Globo, para ser um canal de interatividade entre os telespectadores e os jornalistas.


Palavras-chave


Cidadania; Interatividade; Telejornalismo

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DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v9n2.2013.541

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ISSN da versão online: 1981-9854

ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079



Datas de publicação da revista

30 de abril - 30 de agosto - 30 de dezembro

 

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