Aspectos da Discursividade Visual de um Jornalismo Gráfico: enunciação narrativa e testemunho visual em Le Photographe
PDF (Português (Brasil))

Keywords

jornalismo em quadrinhos
narrativas gráficas
enunciação narrativa
formas documentais
Le Photographe

How to Cite

Picado, B. (2015). Aspectos da Discursividade Visual de um Jornalismo Gráfico: enunciação narrativa e testemunho visual em Le Photographe. Brazilian Journalism Research, 11(1), 180–203. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.678

Abstract

O artigo examina algumas das características que fazem de obras quadrinísticas exemplares de um sub-gênero designado como “jornalismo gráfico”: caracterizado pela aproximação entre recursos visuais e discursivos das narrativas gráficas e pela exploração de universos temáticos associados à atualidade histórica e social, tais materiais suscitam discussões sobre critérios definidores das práticas do jornalismo, reconhecidos aí seus elementos, recursos, instituições e dispositivos. Interessa-nos observar as características de uma obra neste contexto, o álbum Le Photographe (GUIBERT, LEFÈVRE e LEMERCIER, 2009), observando aquilo que ilustra os regimes enunciativos e narrativos derivados das formas visuais empregadas nesta narrativa gráfica. Privilegiam-se abordagens metodológicas que discriminam a especificidade/integração de diferentes mídias (desenho, fotografia e composição gráfica), constituindo uma discursividade testemunhal das narrativas visuais contemporâneas: focalizam-se os esquemas narrativos da representação de ações e os jogos que demarcam as diferentes posições enunciativas da narração, pela oscilação entre formas desenhadas e fotografias.
https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.678
PDF (Português (Brasil))

References

ADAMS, Jeff (2008). Documentary Graphic Novels and Social Reality. Berna: Peter Lang;

BAETENS, Jan (2001). “Revealing Traces: a new theory of graphic enunication”. In: The Language of Comics: words and image (Robin Varnum e Christina T. Gibbons, eds.). Jackson: University Press of Mississipi: pp. 145, 155;

BANITA, Giorgiana (2013). “Cosmopolitan Suspiscion: comics journalism and graphic silence”. In: Transnational Perspectives on Graphic Narratives: comics at the crossroads (Daniel Stern, Shane Denson, Christina Meyer, eds.). London: Bloomsbury: pp. 49,66;

BARTHES, R. (1966). “L’analyse structurale du récit”. In: Communications. 8: pp. 1,27;

BENVENISTE, Émile (1966). Problèmes de Linguistique Generale, 1. Paris: Gallimard;

BORDWELL, David (2004). “Neo-Structuralist narratology and the functions of filmic storytelling”. In: Narrative Across Media: the languages of storytelling (Marie-Laure Ryan, Ed.). Lincoln: Nebraska University Press: pp. 203, 219;

EL REFAIE, Elisabeth El (2012). Autobiographic Comics: life writing in pictures. Jackson: University of Mississipi Press;

FRANÇA, Andrea (2009). “É possível Conhecer a Estória Toda? variações do documental e do tribunal nas imagens contemporâneas”. In et al. Imagem Contemporânea (Beatriz Furtado, org.). vol II : pp. 215,233;

FRANÇA, Andrea, PICADO, Benjamim e LINS, Consuelo (2013). “Figuras da Imersão Visual do Espectador na Imagem: a construção dos ‘lugares da experiência’ nas práticas documentais contemporâneas”. In: Comunicação, Mídia e Consumo. 10/28: pp. 31,48;

GAUDRÉAULT, André e JOST, François (1990). Le Récit Cinematographique. Paris: Nathan;

GUIBERT, Emmanuel, LEFÈVRE, Didier e LEMERCIER, Frédedèric (2009). The Photographer (trad. ing. Alexis Siegel). New York: First Second;

LINS, Consuelo (2011). “Le film-dispositif dans le documentaire brésilien contemporain”. In : Cinémas. 22/1 : pp. 93,104 ;

LUGON, Olivier (2004). Le Style Documentaire: d’August Sander a Walker Evans. Paris: Macula

LUNSFORD, Andrea A. e ROSENBLATT, Adam (2011). “’Down a Road into an Awful Silence’: graphic listening in Joe Sacco’s Comics Journalism”. In: Silence and Listening as Rhetorical Arts (Cheryl Glenn e Krista Ratcliff, Eds.). Carbondalle: Southern Illinois University Press: pp. 130,146;

MARION, Philippe (1993). Traces en Cases: travail graphique, figuration narrative et participation du lecteur. Louvain-laNeuve: Academia;

METZ, Christian (1991). L’Énonciation Impersonelle. Paris:

PICADO, Benjamim (2011). “Sentido Visual e Vetores de Imersão : regimes plásticos da implicação do espectador no fotojornalismo”. In : Galaxia. 22 : pp. 53,66 ;

PICADO, Benjamim (2014). O Olho Suspenso do Novecento: plasticidade e discursividade visual no fotojornalismo moderno. Rio: Azougue/FAPERJ;

POIVERT, Michel (2009). La Photographie Contemporaine. Paris: Flammarion;

ROSENBLATT, Adam e LUNSFORD, Andrea A. (2010). “Critique, caricature and compulsion in Joe Sacco’s Comics Journalism”. In: The Rise of the American Comics Artist: creators and contexts (Paul Williams e James Lyons, Eds.). Jackson: University of Mississipi Press: pp. 68, 89;

SCHAEFFER, Jean-Marie (1999). Pourquoi La Fiction? Paris: Seuil;

SCHAEFFER, Jean-Marie (2000). Adieu à l’Esthétique. Paris: PUF.

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.