Corpo sofredor: tensões narrativas e política das imagens no fotojornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Corpo
Sofrimento
Fotojornalismo
Política
narrativa

How to Cite

Biondi, A. G., & Salgueiro Marques, Ângela C. (2015). Corpo sofredor: tensões narrativas e política das imagens no fotojornalismo. Brazilian Journalism Research, 11(2), 120–141. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n2.2015.694

Abstract

O objetivo deste artigo é identificar os elementos que fazem da imagem fotográfica um espaço narrativo que maneja os códigos culturais que compreendem seu repertório a fim de compor modos interacionais que definem a experiência de ver o sofrimento. Partimos da observação de que o corpo sofredor trazido pela fotografia jornalística, nestes exemplares aqui analisados, implica menos em explorar formas de submissão do olhar à compaixão e mais buscar seus indícios de resistência, de subjetivação e revelações que possam evidenciar como os fotografados encontram maneiras de dificultar o legendamento de seus rostos e corpos criando dissonâncias e dissensos entre seu “aparecer” e o registro narrativo (visual e verbal) de sua exposição.

 

https://doi.org/10.25200/BJR.v11n2.2015.694
PDF (Português (Brasil))

References

BIONDI, Angie. O sofredor como exemplo no fotojornalismo. Notas sobre os limites de uma identidade. Brazilian Journalism Research (Impresso), v. 7, p. 90-105, 2011.

BOLTANSKI, Luc. Distant suffering; morality, media and politics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

COURTÉS, J.; GREIMAS, A.J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

DIDI-HUBERMAN, George. Coisa pública, coisa dos povos, coisa plural. in A República por Vir: Arte, Política e Pensamento para o Século XXI, ed. Leonor Nazaré e Rodrigo Silva. Lisbonne: Fondation Calouste-Gulbenkian, 2011, p.41-70.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.

HUSSAK, Pedro. Rancière: a política das imagens. Princípios, v.19, n.32, 2012, p.95-107.

MARQUES, Ângela. Política da imagem, subjetivação e cenas de dissenso. Discursos Fotográficos (Online), v. 10, p. 61-86, 2014.

MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (org). O jornal: da forma ao sentido. 2ª ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.

PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

PICADO, Benjamim. A Ação e a Paixão que se Colhem num Rosto: pensando os regimes de discurso do retrato humano no fotojornalismo. Galáxia (PUCSP), v. 18, p. 284-299, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. Le Partage du Sensible: esthétique et politique. Paris: La Fabrique éditions, 2000.

RANCIÈRE, J. Le travail de l’image. Multitudes, n.28, 2007, p.195-210.

RANCIÈRE, J. El teatro de imágenes. In: AAVV, Alfredo Jaar. La política de las imágenes, Santiago de Chile, editorial Metales pesados, 2008, p.69-89.

RANCIÈRE, J. Política de Pedro Costa. In: Cem Mil Cigarros – os filmes de Pedro Costa. Ed. Ricardo Matos Cabo, Lisboa: Orfeu Negro, 2009, p.53-63.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma histórica crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos, 2004.

ZELIZER, Barbie. Aboutto die: how new images move the public. Oxford University Press, 2010.

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.