Da anatomia do telejornal midiatizado: metamorfoses e narrativas múltiplas
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Telejornalismo
midiatização
transformações
narrativas múltiplas

How to Cite

Piccinin, F., & Soster, D. de A. (2012). Da anatomia do telejornal midiatizado: metamorfoses e narrativas múltiplas. Brazilian Journalism Research, 8(2), 118–134. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.427

Abstract

Este artigo discute a midiatização do jornalismo marcada por instituir, na contemporaneidade, um novo lugar às mídias, não mais vistas apenas como meio a qualquer processo, mas como elemento estruturante de um novo bios comunicacional, onde complexificam-se as práticas de produção de notícias e instauram-se processualidades e formas de narrar e de distribuir seus conteúdos distintas. Neste cenário, o telejornal emerge em um novo formato de programa de notícias na Tv integrado pelo conjunto das mídias que a ele se referem e, requerendo, portanto novos protocolos de identificação e reconhecimento. Neste artigo, estas mudanças serão observadas no telejornal Tv Folha da Tv Cultura, a partir dos quatro movimentos resultantes do processo de midiatização do jornalismo: a autoreferencialidade, a correferencialidade, a descentralização e a dialogia.
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.427
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.