Da anatomia do telejornal midiatizado: metamorfoses e narrativas múltiplas
PDF

Palavras-chave

Telejornalismo
midiatização
transformações
narrativas múltiplas

Como Citar

Piccinin, F., & Soster, D. de A. (2012). Da anatomia do telejornal midiatizado: metamorfoses e narrativas múltiplas. Brazilian Journalism Research, 8(2), 118–134. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.427

Resumo

Este artigo discute a midiatização do jornalismo marcada por instituir, na contemporaneidade, um novo lugar às mídias, não mais vistas apenas como meio a qualquer processo, mas como elemento estruturante de um novo bios comunicacional, onde complexificam-se as práticas de produção de notícias e instauram-se processualidades e formas de narrar e de distribuir seus conteúdos distintas. Neste cenário, o telejornal emerge em um novo formato de programa de notícias na Tv integrado pelo conjunto das mídias que a ele se referem e, requerendo, portanto novos protocolos de identificação e reconhecimento. Neste artigo, estas mudanças serão observadas no telejornal Tv Folha da Tv Cultura, a partir dos quatro movimentos resultantes do processo de midiatização do jornalismo: a autoreferencialidade, a correferencialidade, a descentralização e a dialogia.
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.427
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.