De um a outro paradigma: continuidades e descontinuidades da pesquisa em jornalismo no Brasil e na América Latina
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Pesquisa em comunicação e jornalismo. Confrontos conceituais. Ciências sociais. Paradigmas. Teorias.

Cómo citar

Motta, L. G. F. (2013). De um a outro paradigma: continuidades e descontinuidades da pesquisa em jornalismo no Brasil e na América Latina. Brazilian Journalism Research, 9(1), 52–75. https://doi.org/10.25200/BJR.v9n1.2013.498

Resumen

O artigo faz um contraponto entre o paradigma crítico, orientado para a ação, hegemônico na segunda metade do século passado, e o paradigma da pureza científica e da castidade teórica atual, que exige um distanciamento sujeito/objeto. O objetivo é identificar continuidades e descontinuidades da pesquisa em jornalismo e comunicação. O autor não faz uma opção, nem apresenta recomendações, mas adverte para o caráter inevitavelmente histórico das teorias sociais, endossa a antropo-ética de E. Morin, seu paradigma holístico-humanitário, e a proposta de Sousa Santos  de compreender a ciência enquanto uma prática social de conhecimento em permanente diálogo com o mundo.

https://doi.org/10.25200/BJR.v9n1.2013.498
PDF (Português (Brasil))

Citas

BARBERO, Jesus Martin. De los medios a las mediaciones. Bogotá: Ed. Gustavo Gili, 1998.

BAUMAN, Zygmut. Vida líquida. Zahar: Rio de Janeiro, 2009.

BECK, U. IN: GIDDENS, Anthony., BECK, Ulrich., LASH, Scott. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1997.

BERGER, Christa. Jornalismo na Comunicação. IN: WEBER,M. BENTZ,I. e HOLFELD, A. Tensões e objeto da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

CANCLINI, N. Garcia. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

CANCLINI, N. Garcia. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CREMA, Roberto. Introdução à visão holística. São Paulo: Summus, 1989.

CREMA, Roberto; BRANDÃO, Denis M. S. O novo paradigma holístico. São Paulo: Summus, 1991.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e terra, 1970.

GIDDENS, Anthony. Consecuencias de la modernidade. Madrid: Alianza, 2002.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

HALL, Stuart. The question of cultural identity. IN: HALL, Stuart.; HELD, A. McGrew. Modernity and its future. Cambridge: Polity Press, 1992. p. 274-316.

HALL, Stuart et al. A produção das notícias. IN: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo. Lisboa: Vega, 1993.

HALL, Stuart. Cultural representations ad signifying practices. Londres: SAGE, 1997.

HAVENS, Eugene. Methological issues in the study of developmet, I Sociologia ruralis, v. XII, n. 3-4, p. 252-272, 1972.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

LAGO, Claudia.; BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.

LYOTARD, Jean-François. A Condição pós-moderna. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1998.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle; PICCINI, Mabel. Los medios de comunicación de masas: la ideología de la prensa liberal. Santiago de Chile: Cuadernos de la Realidad Nacional, 1970.

MATTELART, Armand; DORFMAN, Ariel. Para ler o Pato Donald. São Paulo: Paz e terra, 2010.

MILLER, Katherine. Communication theories: perspectives, processes, and contexts. New York: McGraw-Hill, 2002.

MOGENDORFF, J. R. A Escola de Frankfurt e seu legado, Verso e reverso, v. XXVI, n. 63, p. 152-159, 2012.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2005.

MOTTA, Luiz G. Cultura de resistência e comunicação alternativa no Brasil. IN: Comunicação&Política, v. 1, n. 1, 1983.

MOTTA, Luiz G. A pesquisa em jornalismo no Brasil: paradigmas em confronto. IN: LOPES, Maria Immacolata; V; MELO, José Marques; MOREIRA, Sonia V.; BRAGANÇA, Antonio, Pensamento comunicacional brasileiro. São Paulo: INTERCOM, 2005.

NICOLESCU, Besarab. Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRION, 1999.

RUDIGER, Francisco. Comunicação e indústria cultura: a fortuna da teoria crítica nos estudos de mídia brasileiros. Revista Brasileira de Ciências da comunicação, v. 21, n. 2, p. 13-25, 1998.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia das Letras, 2009.

SOUSA SANTOS, Boaventura. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1980.

THOMPSOM, Edward P. The making of the English working class. UK: Penguin, 1988.

UNESCO. Um solo mundo, voces multiples – Informe de la comisión internacional sobre problemas de la comunicación. México/UNESCO, Paris: Fondo de Cultura Económica, 1980.

VERÓN, Eliseo. Lenguaje y Comunicación Social. Buenos Aires: Ed. Nueva Visión, 1969.

WEBER, Maria Helena; BENTZ, Ione; HOHLFELDT, Antonio. Tensões e objetos da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

WEIL, Pierre. Holística: uma nova visão e abordagem do real. São Paulo: Palas Atenas, 1990.

WILLIAMS, Raymond. Cultura – sociología de la comunicación del arte. Buenos Aires: Paidós, 1981.

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.