Resumen
Este artigo reflete sobre o lugar e o papel do jornalismo laboratorial impresso em um curso, ainda jovem, de Jornalismo do interior do país, a partir das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da importância do veículo no sistema de mídia da cidade onde o jornal-laboratório circula. Para efetuar tal reflexão, dialoga com conceitos fundamentais da chamada “ciência dos jornais” proposta por Otto Groth. Nesse sentido, tenta demonstrar as constantes articulações entre o pensamento teórico acerca do jornalismo e a práxis laboratorial efetivada na disciplina do curso. Partindo de tais premissas, traz relato de experiência da execução do jornal-laboratório Lampião, do curso de Jornalismo da Ufop, durante o segundo semestre de 2014, analisando-o sob cinco categorias, a saber: periodicidade, universalidade, atualidade e publicidade e experimentação. A partir dessa análise é possível perceber as maiores dificuldades e a falta de intimidade dos estudantes de Jornalismo com o produto jornal impresso, bem como as peculiaridades de um jornal protótipo, com periodicidade e atualidade bastante características.Citas
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