Groth e Lampião: Jornalismo Laboratorial Impresso e a Ciência dos Jornais
PDF (Português (Brasil))

Keywords

jornal-laboratório
atualidade
periodicidade
universalidade
publicidade

How to Cite

Gomes Barbosa, K. (2016). Groth e Lampião: Jornalismo Laboratorial Impresso e a Ciência dos Jornais. Brazilian Journalism Research, 12(1), 246–265. https://doi.org/10.25200/BJR.v12n1.2016.760

Abstract

Este artigo reflete sobre o lugar e o papel do jornalismo laboratorial impresso em um curso, ainda jovem, de Jornalismo do interior do país, a partir das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e da importância do veículo no sistema de mídia da cidade onde o jornal-laboratório circula. Para efetuar tal reflexão, dialoga com conceitos fundamentais da chamada “ciência dos jornais” proposta por Otto Groth. Nesse sentido, tenta demonstrar as constantes articulações entre o pensamento teórico acerca do jornalismo e a práxis laboratorial efetivada na disciplina do curso. Partindo de tais premissas, traz relato de experiência da execução do jornal-laboratório Lampião, do curso de Jornalismo da Ufop, durante o segundo semestre de 2014, analisando-o sob cinco categorias, a saber: periodicidade, universalidade, atualidade e publicidade e experimentação. A partir dessa análise é possível perceber as maiores dificuldades e a falta de intimidade dos estudantes de Jornalismo com o produto jornal impresso, bem como as peculiaridades de um jornal protótipo, com periodicidade e atualidade bastante características.
https://doi.org/10.25200/BJR.v12n1.2016.760
PDF (Português (Brasil))

References

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2012.

BERGER, C. Otto Groth e a essência do Jornalismo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 22, p. 275-278, dez. 2011.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. V Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2014.

BRAVIN, A.; BORGES, P. M. Lampião ilumina a cidade: cotidiano, conflito e aprendizado à luz do “olhar estrangeiro” em um jornal-laboratório. XIV Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2012, Uberlândia. 14o Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2012. Disponível em: http://www.fnpj.org.br/soac/ocs/viewpaper.php?id=846&cf=24. Acesso em março de 2015.

DALMONTE, E. Presente: o tempo do jornalismo e seus desdobramentos. In: História, vol. 29 nº.1. Franca, SP: 2010.

BARBOSA, K. G.; CARVALHO, A. L. Artefato: o ensino laboratorial de jornalismo e as Novas Diretrizes Curriculares. In: ORMANEZE, Fabiano; BAZI, Rogério (orgs.). Reflexões para o ensino de Jornalismo no Brasil: algumas abordagens. 1ed.Campinas: FNPJ, 2014, v. 1, p. 51-71.

GROTH, O. O poder cultural desconhecido – fundamentos da ciência dos jornais. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011.

JORGE, T. de M. O Manual do Foca. Rio de Janeiro: Contexto, 2008.

LAMPIÃOa. Outro jornalismo é possível [Editorial]. Lampião, ed. 0, p. 2, mai. 2011. Disponível em: http://issuu.com/jornallampiao/docs/jornal_lampi_o_ufop_edi__o_0. Acesso em março de 2015.

LAMPIÃOb. Missão. In: BORGES, P.; SANTOS, A. C. L.; GOMES BARBOSA, K. Jornal Lampião, fev. de 2015. 32 f. Notas de Aula. Eletrônico.

LOPES, J. D. Jornal-laboratório: do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus, 1989.

PENA, F. Jornalismo literário. São Paulo: Contexto, 2006.

SARAMAGO, J. A jangada de pedra. Lisboa: Editorial Caminho, 1994.

SCHMITT, V., OLIVEIRA, L. G.; FIALHO, F. A. P. Jornalismo 2.0: a cultura da colaboração no jornalismo. In: E-compós, Brasília, v.11, n.3, set./dez. 2008. Disponível em: http://compos.org.br/seer/index.¬php/e-compos/article/view/305/309. Acesso em fevereiro de 2015.

SODRÉ, M.; FERRARI, M. H. Técnica de reportagem - notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.

SPANNENBERG, A.; BARROS, C. V. B.; JERÔNIMO, L. F. Construção colaborativa de um jornal-laboratório: relato de experiência do jornal Senso (in)comum. In: TONUS e SOSTER (orgs). Jornalismo laboratorial: impressos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013.

TONUS, M.; SOSTER, D. de A. Apresentação. In: TONUS e SOSTER (orgs). Jornalismo laboratorial: impressos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013.

UFOP. Edital PROAD nº 19/2014 de 11 de março de 2014. Concurso Ufop. Ouro Preto: Ufop, 2014. Disponível em: http://www.concurso.ufop.br/images/stories/ed_efetivo_nico_19__2014_detec_deciv_degeo_demet_deart_decso_correto_05_reas_11.03.14___3_.pdf. Acesso em março de 2015.

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.