Jornalismo Militante, Ativista e de Combate: submissões abertas até 31 de março de 2023

Brazilian Journalism Research tem o prazer de anunciar um chamada especial de curta duração sobre o tema Jornalismo Militante, Ativista e de Combate. Este CFP está alinhado com as atividades do Encontro Internacional Jornalismo & Combate, realizado em Bordeaux (França), no mês de dezembro de 2022, e que contou com a organização da SBPJor.

A proposta central, desenhada pelos editores convidados com base nas discussões do evento, é discutir o papel do jornalismo e dos jornalistas no contexto social em que estão envolvidos:

"A militância e o ativismo ressurgem na paisagem  na forma de um jornalismo comprometido e integrado, muitas vezes performático para as  comunidades das quais é porta-voz. Diante dos  muitos tensionamentos sociais, a tomada de posição abandona a condição de pecado  deontológico e passa a ser distintivo de coragem, consciência e integridade profissional".

Editores convidados: Denis Ruellan (Sorbonne Université, França), Salvador De León (Universidad Autónoma de Aguascalientes, México) e Rogério Christofoletti (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)

Acesse o CFP na íntegra:

Militant, Activist and Combat Journalism (ENG)
Jornalismo Militante, Ativista e de Combate (PT)
Periodismo militante, activista y de combate (ESP)
Journalime militant, activiste et de combat (FRA)

As diretrizes para formatação dos textos estão em:
https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/about/submissions