Resumo
O artigo apresenta alguns dos resultados obtidos no projeto de pesquisa “Jornalismo e meio ambiente na Amazônia: a cobertura de eventos climáticos extremos pela imprensa escrita de Manaus”, realizado pelo Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo na e sobre a Amazônia (LABJAM), que teve como objeto a cobertura jornalística das secas ocorridas na Amazônia nos anos de 2005 e 2010 realizada pelos dois principais jornais de Manaus. A investigação apontou a pouca contribuição da cobertura jornalística para tomadas de decisão esclarecidas por parte dos moradores da principal capital da Amazônia sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas globais e seus efeitos. O texto apresenta as fragilidades detectadas na cobertura tendo como base as categorias de análise da precisão e da independência e propõe caminhos para qualificar o conteúdo informativo acerca da questão ambiental e seus desdobramentos na Amazônia.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa/Portugal: Edições 70 LDA, 2010.
BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Cia da Letras, 2000.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa. São Paulo: Majoara Editorial, 2007.
CHAPARRO, Manoel Carlos. Linguagem dos Conflitos. Editora Minerva: Coimbra, 2001.
FROME, Michael. Green Ink: uma introdução ao jornalismo ambiental. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
KOVACH, Bill; ROSENSTIEL, Tom. Elementos do Jornalismo. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
LASWELL Harold D. Politics: who gets what? when? how? New York: Whittlesey House, 1936.
MELO, José Marques de; ASSIS, Francisco de. Gêneros Jornalísticos no Brasil. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.
PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. Guia para edição jornalística. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
SANTOS, J.M. O que é análise de conteúdo. São Paulo: Summus, 1997.
SHOEMAKER, Pamela J.; REESE, Sthepen D. Mediating the message, theories on influences on mass media content. 2 ed. White Plains/NY: Longman, 1996.
WEBER, Robert P. Basic content analysis. 2 ed. Newbury Park/CA: Sage, 1990.
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.