O espaço dilatado da opinião pública no contexto do jornalismo em multiplataformas: de seus porta-vozes aos atores discursivos
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Palavras-chave

opinião pública
multiplataformas
fluxos informacionais
atores discursivos
comunicação em ato.

Como Citar

Caetano, K. E. (2015). O espaço dilatado da opinião pública no contexto do jornalismo em multiplataformas: de seus porta-vozes aos atores discursivos. Brazilian Journalism Research, 11(2), 222–241. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n2.2015.671

Resumo

A proposta tem como ponto de partida a condição tradicional da opinião pública, sobretudo em sua forma de existência na sociedade de comunicação massiva, quando assume o papel de legitimadora das falas de protagonistas da cena política - governantes e mídias. Visa a mostrar, a partir desse quadro, seu caráter de objeto construído no âmbito de um conjunto de convenções discursivas, embora pretensamente apresentado como figura empírica, e as modificações que sofre no contexto do jornalismo em multiplataformas, apresentando-se como uma multitude de vozes tornadas visíveis nos espaços de circulação da informação. Entre tais mudanças, integram-se a necessidade de redimensionamento de seu conceito, a compreensão do desafio que tal fato representa às organizações jornalísticas e, até mesmo, o reexame das próprias elaborações formais que sustentam o discurso jornalístico, quando a manifestação da opinião se enquadra a um complexo processo de interações, mais próximo das práticas conversacionais cotidianas, em que os tópicos de conteúdo vão se integrando, em situação, à corrente comunicacional.
https://doi.org/10.25200/BJR.v11n2.2015.671
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