Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Apresenta-se o trabalho de João da Filmadora, um comunicador informal que, apesar de ter concluído apenas o primeiro ciclo do ensino fundamental, atua como um produtor informal na cidade de Campina do Monte Alegre, SP. Suas sugestões de pautas chegam às mídias regionais, nacionais e internacionais. Os objetivos consistem em, a partir de entrevistas e da análise de narrativas, narrar, descrever, organizar e, assim, analisar parte das práticas que inserem as pautas de João da Filmadora nas narrativas midiáticas. O aporte teórico se faz a partir das discussões de Walter Benjamin, Muniz Sodré, Eduardo Meditsch, Felipe Simão Pontes e Gislene Silva. Conclui-se que João da Filmadora é um narrador contemporâneo que se apropriou tanto da linguagem dos meios quanto dos jargões dos profissionais da comunicação e que exerce seu papel de narrador, ciente do poder simbólico de suas narrativas.
Referências
AGUILAR FILHO, Sidney. Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-1945). Campinas: Unicamp, 2011.
BENJAMIN, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.
LISPECTOR, Clarice. Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
MEDITSCH, Eduardo. Jornalismo e construção social do acontecimento. In: BENETTI, Marcia; FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. Jornalismo e acontecimento: Mapeamentos críticos. Florianópolis: Insular, 2010, p. 19-42.
PONTES, Felipe Simão; SILVA, Gislene. Acontecimento jornalístico e história. In: BENETTI, Marcia; FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. Jornalismo e acontecimento: Mapeamentos críticos. Florianópolis: Insular, 2010, p. 43-61.
SODRÉ, Muniz. A narração do fato – Notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.