Resumo
O trabalho discute limites e potencialidades da noção de narrativa transmídia para descrever a cobertura cidadã dos protestos brasileiros na seção colaborativa iReport for CNN do site da CNN.com. A seção é tipicamente intermídia porque se conecta a redes sociais online e se desdobra em programa televisivo mensal de mesmo nome. Mas em que medida poderia também ser caracterizada como transmidia? Por meio da observação sistemática da cobertura cidadã dos protestos brasileiros em iReport for CNN, entre junho e julho de 2013, verificou-se a reconfiguração de certos espaços editoriais no site visando a perspectiva proposta pelos usuários, assim como presença de atividade comunicacional em redes sociais online conectadas. Conclui-se que a narrativa cidadã se expandiu pela ação coletiva em rede e se processou entre a televisão e a internet, elementos essenciais da narrativa transmídia. Por outro lado, a narrativa jornalística se manteve separada da narrativa cidadã, o que relativiza seu potencial transmidiático.
Referências
ALZAMORA, Geane. Entre a TV e a internet: mediações sobrepostas em iReport for CNN. In: SOSTER, Demétrio; LIMA JÚNIOR, Walter Teixeira. Jornalismo digital – audiovisual, convergência e colaboração. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011 (p. 84 – 104).
ALZAMORA, Geane; TÁRCIA, Lorena. Convergência e transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em Jornalismo. Brazilian Journalism Research (impresso), v. 8, p. 22-34, 2012.
BARBERO, Jesus. As formas mestiças da mídia. Revista Fapesp online. Edição impressa 163, Setembro, 2009. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3933&bd=1&pg=1. Acesso: 24.Abril.2010.
HIGGINS, Dick. Intermídia. In: DINIZ, Thaïs F. N.; VIEIRA, André S. (Orgs.). Intermedialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Rona Editora, FALE/UFMG, 2012. p. 41-50.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência Trad.: Susana Alexandria. São Paulo: Editora Aleph, 2008.
MARCONDES FILHO, Ciro. A saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker Editores, 2000.
RAMONET, Ignacio. La explosión del periodismo – de los médios de masas a la massa de médios. Madrid: Clave Intelectual, 2011.
SCOLARI, Carlos. Narrativas Transmidiáticas: mundos de ficción y prosumidores en la ecologia de los medios, 2011. Disponível em: www.slideshare.net/cscolari/02-transmedia. Acesso: 13. Nov. 2014.
SCOLARI, Carlos. Narrativa Transmedia: cuando todos los medios contam. Barcelona: Deusto, 2013.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho – uma teoria da comunicação linear e em rede. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
WENZ, Karen. As formas intermidiáticas em textos digitais. In: SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried (orgs). Palavra e imagem nas mídias – um estudo intercultural. Belém: Editora Universitária UFPA, 2008. p. 251-269.
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.