A Brazilian Journalism Research tem o prazer de anunciar uma chamada de trabalhos para o dossiê "Além do determinismo: desafios e oportunidades para o jornalismo em um ecossistema tecnificado".
Esta chamada integra as comemorações de 20 anos da BJR e tem a contribuição dos editores convidados: José Alberto García-Aviles (Universidade Miguel Hernández, Espanha) e Suzana Barbosa (Universidade Federal da Bahia, Brasil)
A chamada “alta tecnologia” (high-tech) está tendo um impacto notável no desenvolvimento do jornalismo e na inovação do setor. O uso de Inteligência Artificial, algoritmos, chatbots, drones ou Realidade Aumentada, entre outras tecnologias, estão moldando a cobertura jornalística e as formas de produzir, apresentar e distribuir conteúdo. O vertiginoso desenvolvimento tecnológico e seu consequente fascínio acarretam muitas vezes uma falta de perspectiva crítica e um certo determinismo que prioriza a tecnologia como motor dos avanços da comunicação. Esse determinismo é problemático porque: 1) obscurece o fato de que a tecnologia está sempre mudando o jornalismo; 2) nos cega para os efeitos nocivos da mudança tecnológica; e 3) promove o esquecimento do que permanece estável no jornalismo, apesar das mudanças nas modalidades tecnológicas. Com base no exposto, este dossiê acolhe estudos e pesquisas originais sobre essas questões, sob uma perspectiva crítica.
Datas importantes desta edição:
Envio dos artigos: até 05 de setembro de 2024.
Aceite dos aprovados: até 30 de março de 2025.
Publicação da edição: até 31 de agosto de 2025.
Acesse o CFP na íntegra:
Além do determinismo: desafios e oportunidades para o jornalismo em um ecossistema tecnificado (PT)
Beyond determinism: challenges and opportunities for journalism in a technological ecosystem (ENG)
Más allá del determinismo: retos y oportunidades para el periodismo en un ecosistema tecnificado (ESP)
Au-delà du déterminisme : défis et opportunités pour le journalisme dans un écosystème numérisé (FRA)